terça-feira, dezembro 19, 2006

TOU Q NEM POSSO.... GRRRRRRRRR



Para que percebam a minha irritação, em baixo transcrevo os mails trocados com uma paróquia.

1º Euzinha

Exmos Srs,

Gostaria imenso de baptizar os meus dois filhos, e mesmo pertencendo à paróquia de Agualva, teria o maior gosto de poder realizar nessa igreja a cerimónia.
No entanto tenho também algumas questões que gostaria de esclarecer.

1º - Posso baptizar as duas crianças na mesma data, tendo uma 7 anos e outra 9 meses.
2º - Se poderia realizar-se nessa paróquia.

Grata pela atenção dispensada
Atentamente

Ana Reis
_______

Paróquia:

Ex.mª Sr.ª

O facto de serem de outra paróquia e de serem duas crianças não tem qualquer problemas, o unico problema que existe é que uma das crianças já tem 7 anos e só podemos Baptizar crianças, no "ritual normal" até aos 5 anos...

A partir dos 6 anos a criança tem de ir para a catequese e seguir um esquema especifico de preparação que tem uma duração de 3 ou 4 anos... Por esse motivo só poderemos baptizar a criança mais nova.

Para além disso terão de ver se as pessoas que escolheram para padrinhos têm as seguintes condições obrigatórias:

A Escolha dos padrinhos:

- Haja:

um só Padrinho; ou

uma só Madrinha; ou

ambos (um Padrinho e uma Madrinha)

- Sejam designados pelo próprio baptizando ou pelos pais e possuam aptidão para desempenhar essa missão;

- Tenham mais de 16 anos;

- Sejam Católicos, tenham recebido os Sacramentos da iniciação Cristã (Baptismo, 1ª Comunhão, Crisma), pelo menos tenham a 1ª comunhão;

- Levem uma vida de acordo com a Fé;

- Se casado (cada um), que seja pela Igreja (não poderão viver em União de Facto, Civilmente casados ou divorciados).

Com os nossos melhores cumprimentos,

O Cartório Paroquial
___________________________

2º Euzinha:

Agradeço a pronta resposta, mas nesso caso vou optar por não baptizar nehum deles, pois afinal acredito que tanto um como o outro têm os mesmos direitos e se eu como mãe posso decidir baptizar um deles não acho justo que o outro continue pagão.

Lamento sinceramente que a igreja católica que sempre segui, seja uma ditadura, e talvez por isso mesmo os fiéis se dispersem.

Atentamente

Ana Reis
___________________________

Paróquia:


Ex.mª Srª,

Eu não disse que não podia baptizar as duas.... o que lhe disse é que, como em tudo na vida, à normas a seguir e que as crianças com mais de 6 anos têm de ir para a catequese preparar-se para o baptismo, aliás vós pais têm o dever, como cristãos que são, de colocar o(a) vosso(a) filho(a) na catequese assim que ele(a) entra para a escola primária, coisa que pelo que vejo ainda não aconteceu, seja por que razão for.

Portanto o que terão de fazer, se assim o entenderem, é colocar a criança mais velha na catequese para que se prepare para o baptismo e para que receba formação dada na catequese.

Atentamente,

O Cartório Paroquial
___________________

3º Euzinha

Exmo Sr ou Sra

Não coloquei a criança ainda na catequese devido a não estar batizada, e também porque trabalho ao fim de semana e é de todo impossível levar a criança até à catequese, além do mais, se não é uma opção pessoal o batismo, mas sim dos pais de cada individuo, acho que não faz sentido uma criança andar 3 ou 4 anos na catequese para que o possa ser, aliás, eu mesma poderia ministrar a catequese visto que estou capacitada para isso, e não entendo que se obrigue uma criança tão pequena a fazer escolhas tão importantes e que elas nessa tenra idade não dominem, como é o caso de frequentar a catequese, porque o batismo é uma opção dos pais, o ensinamento cristão é uma opção dos pais, mas, a catequese deve ser uma opção da criança, pois estar lá obrigada não retira frutos desejados.

Lamento imenso a vossa posição, como disse antes, não só porque não tive condições económicas para o batizar na altura devida entendida por vós, mas também porque deixem uma criança de fora da religião pelas vossas apertadas “regras”.

Atentamente

Ana Reis
_____________________________

Conclusão:

Axam normal?????????
 
posted by Peste at 12:41 da tarde, |

1 Pestinhas:

  At 9:33 da manhã Anonymous Anónimo said:
Pergunta-lhes se os padres da Igreja Católica vivem todos de acordo com a fé. É que se calhar tens andado a ver os canais de televisão errados! Camabada de palhaços...