terça-feira, novembro 21, 2006

Alzeimer


... O tema como se vê... é a minha avó... a minha verdadeira mãe..
Faço por ir ve-la sempre que posso e o tempo me permite, tento não deixar muito tempo de umas visitas para outras, jámais me perdoaria se um dia ela se fosse embora e eu por preguiça ou por ter outros afazeres não me tivesse ido despedir dela...
... Mas a verdade... é que sempre que lá vou... olho para ela ali deitada como que a captar os ultimos momentos que me são permitidos a seu lado...e vejo-a cada vez mais débil e tomada por aquela doença rouba vidas... e quando parece que ela não pode piorar mais... piora sempre mais... e mais...
Fico longamente observando o seu corpo dorido o seu rosto cansado e em constante sofrimento... praticamente dormita o dia inteiro...
Aquilo rouba-lhe as forças a energia a vitalidade o descernimento.
Nem sei se ela mesmo sabe quem é... mal abre os olhos, fala cada vez pior, doi-lhe tudo e mais alguma coisa, ninguém lhe pode tocar que é um martirio...

E eu penso sempre o mesmo... que não a quero perder...

Mas a verdade é bem mais dura...eu já a perdi...

Perdi-a...

- Quando ela deixou de perguntar por mim e quando a visitaria...
- Quando deixou de me abraçar e beijar longamente quando me via
- Quando o seu sorriso por me ver deixou de aparecer
- Quando deixou de apertar longamente a minha mão contra ela
- Quando deixou de lamentar a minha partida
- Quando deixou de andar para me acompanhar
- Quando deixou de abrir os olhos para me ver chegar
- Quando deixou de me beijar o rosto e as mãos como fazia...
...
Mas somos sempre egoistas... e queremos manter aquela pessoa ali perto... e viva... e esquecemos de lamentar que a pessoa de outrora já se foi... o que sobra... é apenas o veiculo que nos transporta nesta vida.
E não devemos chorar apenas quando ele se vai... devemos chorar quando o motor principal falha... quando perde a direcção...

Como lamento minha avó... como te amo e amei e amarei... não há palavras...

Só queria que me conhecesses mais uma vez... quando fosse beijar-te o rosto e apertar-te a mão...
Só queria isso... só queria esses 10 segundos da tua lucidez... só queria esses 10 segundos da minha avó...


E como hoje não é um dia grande coisa... aproveito para deixar 2 mensagens... para as loiras da minha vida:

Sónia – Força e coragem... não procures demasiado por algo... porque podes encontrar em vez de uma peça preciosa uma cópia de muito pouco valor.
Quanto ao teu filho não esqueças que ele é que é o teu verdadeiro tesouro, luta para mantê-lo a teu lado e pela sua felicidade, pois afinal... a felicidade dos nossos filhos é a nossa também.

Quanto à loira nr 2:
Minha querida... a Subida nesta montanha é ingreme... mas não há que esmorecer... lá em cima está o teu prémio e o que buscas, não esqueças que atrás de ti estamos todos para te amparar, apanhar-te nas quedas, e se hesitares procura em nós a força que te falha, estaremos aqui para te empurrar.
E se te sentires cansada... olha lá para cima e vê como brilha o sol por cima do teu paraíso, verás que te revigoras e a pulso conseguirás alcansá-lo.

Beijos grandes às minhas queridas e estimadas amigas.

Beijo grande para a minha amada avó.
 
posted by Peste at 11:07 da manhã, |

2 Pestinhas:

  At 11:15 da manhã Anonymous Anónimo said:
Eu sei que sim! Obrigado

Loura nr 2
  At 12:25 da tarde Anonymous Anónimo said:
:C