quarta-feira, junho 27, 2007

Inveja... é lixada!!!



Uma das cenas lixadas de ser gaja... é sem dúvida a inveja...

Não pensem que é defeito... pelo contrário... é feitio!!

O ser humano quando nasce é uma tábua rasa, a partir dessa altura passa a absorver tudo o que o rodeia, como tal o seu feitio, gostos etc.. é pouco a pouco moldado pelo seu habitat natural.

Mas o curioso... é as características humanas que independentemente do cenário nunca mudam... a inveja é uma delas...

Quantas vezes já não invejaram algo... por mais fútil ou tolo que fosse???

Umas férias... uma peça... um namorado... uma casa de férias... um cabelo fantástico... um corpo de sonho...

É verdade que a inveja não interfere no sucesso dos outros... mas é de baixo nível não?

Vejamos as crianças... elas não estão habituadas a dissimular as suas emoções... são como são... “puras” como lhes costumamos apelidar... mas porra... já viram ser mais cruel que uma criança???

Os seus instintos são maus... cruéis com os da sua faixa etária e os demais... ou porque um é “dentolas” “arolas” “ranhoso” “não tem não sei o quê” “ a mãe é..” “ o gato é...”

Luto contra esses estigmas diariamente e uma coisa vos digo ... não é fácil.. explicar que é feio... que nem todos têm as mesmas opções e oportunidades...

Mas desconfio que isso só o ensina a ele (filho) a dissimular o que pensa... porque vejo bem que por detrás daqueles olhos e resposta de “hãmm... hãmmm” está as legendas “conversa para boi dormir”.

Por outro lado que raio de modelo sou eu??? Que passo a vida como os velhinhos dos marretas... sempre na crítica... (construtiva claro)

É mais ou menos na onda de:

- se fores invejosa as tuas amigas perdoam
- se não fores tolerante... as tuas amigas perdoam
Agora experimenta ser linda e Jeitosa!!!

Hehe e isto é efectivamente verdade!!!

Gajas!!!
 
posted by Peste at 2:19 da tarde, |

19 Pestinhas:

sou a primeira???

Inveja... bom! há a inveja boa que nos faz progredir, nos incentiva a ser melhores, que nos leva para a frente, para a luta com o objectivo de alcançarmos algo que invejámos a alguém.
E há a inveja má, que nos rói e que nos impede de qualquer luta de objectivos porque achamos simplesmente que os outros obtiveram tudo o que invejamos de mão beijada, quando muitas vezes não é assim, não vemos o trabalho que tiveram para isso. Talvez este tipo de inveja seja apanágio dos perguiçosos.
Agora não concordo que sejam apenas as mulheres as invejosas, acho que é próprio do ser humano. Não sei se já te apercebeste mas em relações profissionais, um homem quando vê uma colega progredir, tenta (muitos deles)denegrir a sua imagem, não admitindo que apenas se trata de competência profissional.

Posto isto, inveja tenho dos gajos a quem lhes sai o euromilhões sozinhos, mas nem sequer jogo...
será que apaguei o comentário antes de ele ser gravado???
  At 4:22 da tarde Anonymous Anónimo said:
Se fores jeitosa, nem nós os homens perdoamos :)
Olá pestinha, eu fui das que rezei pelo teu regresso, não sei se por sentir falta dos teus posts, se por também desejar ansiosamente as férias. Pontinha de inveja?!! Humm...
é lixado bem podes dize-lo
bj
hahaha.. as mulheres são um ser ainda inexplicavel... por acaso publiquei algu semelhante no meu blog..haha... nós os homens é q temos uma pacieennciaaaaaaaa
  At 8:45 da manhã Anonymous Anónimo said:
:) linda e jeitosa, não há amiga que te perdoe...
Gostei.
Realmente toda a gente sente inveja, mas nem toda a inveja é má!!! Frequentemente assumo esse sentimento de forma saúdavel, normalmente digo qualquer coisa do género: "Ranhosa, sua vaca!!! que inveja!!! tu foste e eu não!"

Mas a sério que não é nenhum sentimento negativo ou prejurativo, acho que tem mais a ver com a alegria perante as coisas boas das pessoas que nos são próximas.

Mas eu nestas coisas sou um bocadinho "naife" por isso também acho sempre que em todos os pensamentos há coisas boas...
No que diz respeito a comportamentos, nem tudo é aprendido ou fruto do ambiente, há coisas que são inatas e ninguém ainda as conseguiu explicar...

A inveja, tal como o ciúme, são sentimentos que podem ter graduações, com níveis saudáveis ou não, tal como a eu mesma disse!

(que inveja, ela comentou 1º. lolol)

Da próxima vez, que o Raf "atire" livros, temos que organizar melhor as coisas no que diz respeito à assistência... ficou tudo encolhidinho e ninguém falou, nem para se apresentar.

Beijocas

p.s. já ontem tinha comentado mas alguma invejosa me comeu o comentário :D
Inveja?!
Isso é apanágio das pessoas despersonalizadas!
  At 2:11 da tarde Blogger Rita said:
Eu acho que há dois tipos de inveja: a inveja tipo (eu quero ter e não quero que ela tenha)que para mim é pior e a tipo (eu gostava de ter aquilo mas o facto de ela ter não me incomoda). Não acho que seja exclusivo das mulheres mas é sem dúvida mais notório nas mulheres precisamente porque estamos sempre no "corte & costura". Os homens escondem porque ter inveja para eles é vergonhoso eles têm que dar aquele ar de "Sou muito feliz como sou (importante)!"
Quanto às crianças eu acho que nem todas são assim mas de qualquer forma é uma coisa que depois se aprende com o tempo e nós mães cá estamos para a fazer a devida "lavagem cerebral".
Jokas,
mais vale seres linda e jeiosa e levares piropos, do que seres feia e gorda (e já agora baixa!9 e ninguém te ligar!
Infelismente é mesmo assim.Bjs
Uma gaja linda e jeitosa? Ai não lhe perdoava nadinha, não! eheheh!!


Agora mais a sério, achas mesmo que essa é uma característica exclusiva das mulheres? Não me parece nada! O fdp do meu vizinho de baixo, casou com um avião deslumbrante e eu roo-me de inveja!

eheh!! Um abraço infernal!
Eu acho que quando a amizade é verdadeira não há cá invejas!..
  At 8:05 da tarde Blogger V. said:
Linda e jeitosa ...? Quem quer amigas dessas? Para andar sempre com inveja? ;)
Eu sou invejosa, linda e jeitosa!

:P

Hehehe, fora de brincadeiras, existem 2 tipos de inveja. A inveja do "espero q X pessoa passe mal porque não sou igual a ela", e a inveja do "Gosto tanto daquilo... vou fazer os possiveis para ter o mesmo também". Segundo a psicologia, a segunda inveja é das coisas mais saudáveis que se pode ter. Desde que não prejudique ninguém ;)

Miaus!!!
  At 9:14 da tarde Blogger Ana said:
Essa fez.me lembrar uma vez o meu ex e eu. O gajo andava armado em espertinho com umas pseudo-amigas dele (aquelas amigas de infancia da semana passada, sabes!)
E eu, claro, morria de ciumes. Ele vivia o tempo todo pra tras e pra frente com elas...
Até ao dia em que explodi e disse.lhe umas quantas e ele "oh, amor mas n posso ter amigas?" e eu "claro que podes! Se forem mais feias que eu, então que tenhas milhares!"

Ok, foi inveja. Mas epa, uma gaja não é de ferro!

=**
bem por este andar vou comentar todos os teus post:D
adorei mesmo este teu cantinho...voltarei mais vezes..muitas vezes..vou-te linkar
gosto da tua boa disposição:D
ahhhh gajas!! ai as gajas!!